DESPERTAR DA CONSCIENCIA.
O conceito do despertar da consciência não é tão simples, mas é algo que atravessa os séculos como uma resposta da busca da humanidade por iluminação.
O primeiro ponto que precisa ser destacado é que o despertar da consciência, não tem relação com qualquer tipo de religião.
Mas sim com o estado de cada um, individualmente, expresso por meio da sua própria consciência.
Assim sendo, o despertar está relacionado à percepção de cada um em relação ao mundo que o cerca, ou seja, o indivíduo passa a perceber e se conectar com o universo, com a espiritualidade, as energias e tudo que o cerca além do material ou físico.
A ideia do despertar foi difundida no mundo ocidental pelo psiquiatra Carl Jung, que descreveu esse processo individual como o “retorno ao self original”, o que significa um reencontro ou reconexão com a essência humana, ou seja, com o que realmente somos.
Desta forma, o despertar da consciência, está relacionado justamente à compreensão do fato de que “ascender a um estado superior de consciência” é um processo natural do ser humano.
Geralmente essa sensação de acordar para este outro lado da existência além da matéria, é desencadeada por uma situação de desconforto ou descontentamento com um ou mais aspectos da vida.
Despertamos quando conseguimos enxergar nossa reatividade em situações de adversidade que confrontam nosso controle emocional. No processo evolutivo, passamos a enxergar de onde vem esse impulso e escolhemos agir com compaixão, sendo um cientista do nosso próprio comportamento e aprendendo com a experiência.
Alguns chamam de “ponto da virada”, “ponto de ruptura” ou “break point” em que uma situação limítrofe ou traumática, como um acidente, uma doença grave, a perda de um ente querido ou do emprego, por exemplo, gera na pessoa uma profunda reflexão e a busca por respostas.
Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar , como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.
Processos relacionados com o despertar da consciência
Alguns processos são comuns aos indivíduos que experimentam essa sensação de despertar.
É importante ressaltar que essa sensação de “acordar” é apenas o primeiro passo no longo caminho para a iluminação.
Isso significa que o processo todo é constituído de diversas etapas, conheça agora algumas delas:
· Os dogmas e padrões sociais começam a ser questionados;
· Há uma sensação de inadequação ao mundo que o cerca;
· A consciência começa a separar o que é o ego, a mente, o corpo e o espírito;
· Os dons, talentos e habilidades começam a ser valorizados e explorados;
· Uma busca por processos de cura e rituais benéficos para o corpo, mente e espírito se inicia;
· Há uma sensação de clareza, empoderamento e conhecimento da sua verdade;
· O afastamento de pessoas tóxicas e que cultivam hábitos que não são edificantes e não fazem mais sentido, é inevitável;
· Aumento da sensação de felicidade, gratidão e paz.
O processo de despertar espiritual é único para cada pessoa, é diversas sensações, muitas delas desconfortáveis, podem ocorrer em alguns momentos, como por exemplo, agitação, angústia, e incompreensão do mundo que o cerca. Pode causar desequilíbrio emocional, ansiedade, vazio. Existem varias técnicas terapêuticas que podem ajudar nos sintomas.
O Despertar ocorre em ciclos e uma vez começado ele continua em ciclos até o fim da existência, é um processo continuo de expansão da mente.
Entenda o seu momento e seja dono do seu destino. A todo o momento podemos aprender a cocriar novas oportunidades, para nossa existência.
O MESMO MURO QUE O PROTEGE, TAMBEM O LIMITA.
Resumindo
· O despertar da consciência é um processo gradual
· Precisamos entender o funcionamento do nosso ego e da mente
· Precisamos analisar as crenças que construímos
· Ter compaixão com nossas dificuldades durante a jornada
· Evitar o autojulgamento e autocobrança exacerbado.
· Entrar em modo observador e não agir no piloto automático (reatividade)
· Viver no agora